Emissão de carteira de trabalho

O que é?

Oferecer ao cidadão a emissão do documento Carteira de trabalho.

A quem se destina

A todos cidadãos, com idade a partir dos 14 anos.

Documentação necessária

1ª via da Carteira de trabalho: RG ou Certidão de Nascimento/Casamento, e uma foto 3×4 fundo branco recente .
2ª via em caso de perda/roubo/extravio: RG ou Certidão Nascimento/Casamento, 01 foto 3×4 fundo branco recente, boletim de ocorrência, e o comprovante do PIS Ativo que é retirado na Caixa Federal – esse documento é obrigatório , pois é nele que está informado a numeração anterior da carteira perdida.
2ª via em caso de mal conservação da carteira, ou com algum campo da carteira que já esteja todo preenchido :RG ou Certidão Nascimento/Casamento, a carteira de trabalho antiga, e uma foto 3×4 fundo branco recente.

Como solicitar?

Comparecer ao PAT pessoalmente.

Tem algum prazo?

Não, a carteira de trabalho é emitida na hora.

Taxa

Isento de Taxas.

Local

Praça Rotary, s/n , dentro da rodoviária de Guaratinguetá, BOX 11.

Alguma etapa pode ser realizada pela internet?

Sim, o trabalhador poderá requer sua carteira trabalho digital, ela está disponível para todos, até mesmo para aqueles que já possuem carteira de trabalho física, acessando o site www.gov.br/trabalho .

Oferece atendimento preferencial?

Conforme a lei 10.048/200, sim, pessoas idosas com mais de 60 anos, gestantes , mães com crianças de colo, pessoas com deficiência ou mobilidade restrita e pessoas com TEA e seus acompanhantes.

Informações

PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador

Telefone: (12) 3132-3744

Horário de atendimento para emissão de carteira de trabalho: 08:15 as 16:00 hs.